Em junho, a confiança da indústria apresentou um recuo generalizado, considerando porte, segmentos industriais e regiões geográficas, segundo os Resultados Setoriais do Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI). De acordo com a pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), a confiança diminuiu nas regiões Norte, Centro-Oeste e Nordeste entre maio e junho. Na região Sul, houve um ligeiro aumento de 0,5 ponto, de 47,4 para 47,9 pontos, embora ainda permaneça abaixo da linha divisória de 50 pontos, que separa confiança de desconfiança.
Em termos de setores industriais, a confiança caiu em 19 dos 29 setores analisados. Seis setores passaram de confiantes para desconfiados: produtos de metal (49,8 pontos), vestuário e acessórios (49,5 pontos), metalurgia (48,4 pontos), celulose e papel (49,4 pontos), máquinas e equipamentos (48,6 pontos) e biocombustíveis (48,6 pontos).
No balanço de junho, dos 29 setores, 17 mostraram confiança, 11 registraram falta de confiança e um setor ficou neutro. O número de setores sem confiança em junho é o maior desde outubro de 2023, quando 14 setores apresentaram desconfiança.
O ICEI Setorial divulga os resultados da indústria extrativa, da construção e da transformação, além de apresentar índices de confiança para empresas de pequeno, médio e grande porte e para as cinco regiões do país.
Para essa pesquisa, foram entrevistadas 1.843 indústrias brasileiras de todos os portes, entre os dias 1º e 12 de junho de 2024.
Acompanhe o blog Attini e nossas redes sociais para se manter informado acerca das principais atualizações do setor, bem como seus impactos. Obtenha as melhores negociações na rede que mais cresce no Brasil e fale com a gente!