Pequenas indústrias vivem cenário favorável para investimentos e crescimento

post_14-06-24

As pequenas indústrias brasileiras têm perspectivas favoráveis para os próximos meses, de acordo com o Panorama da Pequena Indústria, uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI). O Índice de Perspectivas do setor subiu 0,6 ponto de março para abril e 1,6 ponto na comparação anual, atingindo 49,2 pontos em abril de 2024.

Segundo Paula Verlangeiro, economista da CNI, esse aumento pode estar relacionado a anúncios governamentais de apoio ao setor, como os programas Brasil Mais Produtivo e Desenrola MPEs.

Dentre os três setores analisados – extrativo, construção e transformação – apenas a indústria de transformação apresentou um índice de perspectivas abaixo de 50 pontos, indicando um momento difícil devido às altas taxas de juros.

No primeiro trimestre, a elevada carga tributária foi o principal problema enfrentado pelas indústrias de transformação e construção, citado por 38,7% e 32,0% dos respondentes, respectivamente. A falta ou alto custo de trabalhadores qualificados ficou em segundo lugar para a indústria da construção, com 28,2% das menções, e em terceiro para a indústria de transformação, com 25,6%.

A pesquisa também analisou o desempenho das pequenas indústrias, situação financeira, expectativas e os principais problemas enfrentados no trimestre. O Índice de Desempenho das indústrias de pequeno porte oscilou no primeiro trimestre, terminando com 44,6 pontos. O Índice de Situação Financeira caiu 1,7 ponto, passando de 42,2 para 40,5 pontos, ainda acima da média histórica de 38,4 pontos, apesar da piora na situação financeira.

Fonte: Revista Anamaco

Acompanhe o blog Attini e nossas redes sociais para se manter informado acerca das principais atualizações do setor, bem como seus impactos. Obtenha as melhores negociações na rede que mais cresce no Brasil e fale com a gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *