Comércio se mantém estável; média móvel trimestral cresce 1,2%

post_21-06-24

Conforme os dados da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em março, o volume de vendas do comércio varejista manteve-se estável (0,0%) em relação a fevereiro, na série com ajuste sazonal. Com isso, a média móvel trimestral cresceu 1,2% no trimestre encerrado em março.

Na série sem ajuste sazonal, o varejo registrou um incremento de 5,7% em março, comparado ao mesmo mês do ano anterior, após uma alta de 8,1% em fevereiro. No acumulado do ano, o crescimento é de 5,9%. Nos últimos 12 meses, o aumento foi de 2,5%.

No comércio varejista ampliado, que inclui, além do varejo, as atividades de veículos, motos, partes e peças, material de construção e atacado de produtos alimentícios, bebidas e fumo, o volume de vendas de fevereiro para março apresentou uma queda de 0,3%, após um crescimento de 2,9%.

Nesse contexto, o material de construção registrou um recuo de 0,4% entre fevereiro e março, enquanto veículos e motos, partes e peças tiveram uma queda de 1,4%. Comparando com março de 2023, houve uma queda de 9,4% em material de construção e de 23,0% no atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo. A atividade de veículos e motos, partes e peças teve um aumento de 1,8% na mesma base de comparação.

Vale destacar que em termos setoriais, veículos e motos, partes e peças cresceram 9,4%, enquanto material de construção e atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo encerraram o período em queda: -1,7% e -2,2%, respectivamente.

Fonte: Revista Anamaco

Acompanhe o blog Attini e nossas redes sociais para se manter informado acerca das principais atualizações do setor, bem como seus impactos. Obtenha as melhores negociações na rede que mais cresce no Brasil e fale com a gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *